O que é?
O exame consiste na observação e registro de fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. Ele permite a obtenção de imagens da retina em alta resolução, permitindo uma documentação fotográfica do fundo de olho, que poderá ser usada posteriormente para comparação e análise da evolução de doenças oculares.
Qual a utilidade?
A retinografia é indicada para o diagnóstico e acompanhamento de algumas doenças oftalmológicas que podem afetar a retina e o nervo óptico, como no caso do glaucoma, neurites, degeneração de mácula e retinopatia diabética.
Também é importante para o acompanhamento de pessoas com doenças que aumentam o risco de lesão à retina, como diabetes e hipertensão.
Como é realizado?
O paciente é posicionado em frente ao aparelho, com o rosto virado para ele (não há contato direto com o olho do paciente). O aparelho emite um feixe de luz (não causa desconforto) que capta a imagem do fundo de olho.
O tempo para a realização do exame nos dois olhos é de, aproximadamente, 5 minutos. O resultado é entregue após o término do exame.
O exame não apresenta riscos. Não há emissão de radiação ou uso de contraste. É rápido, indolor, não invasivo e não há contato do aparelho com o olho do paciente.
Preparo
A principal recomendação é de que o paciente venha acompanhado para realizar o exame. Isso porque é necessário a dilatação pupilar e, assim, sua visão ficará embaçada e com sensibilidade a luz por um período de 4 a 6 horas.
Não exige jejum prévio.