FOTOCOAGULAÇÃO A LASER
A fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico realizado no consultório médico, que tem como finalidade o tratamento de diversas doenças dos olhos, sobretudo doenças vasculares e degenerações periféricas retinianas.
O que é a fotocoagulação a laser?
A fotocoagulação a laser é um laser de argônio. Nesse procedimento um intenso feixe de luz (laser) é emitido sobre a retina, na qual a energia luminosa é convertida em energia térmica, o que provoca o aumentando a temperatura do local onde é aplicado. Assim é gerada uma pequena “queimadura na retina” com consequente formação de tecido de cicatrização.
Esse tecido de cicatrização diminui o consumo de oxigênio da retina, sendo muito benéfico em doenças vasculares da retina onde existe uma isquemia tecidual intensa, e aumenta a sua adesão a parede do olho, ajudando nos casos de roturas ou fragilidade da retina.
Quais doenças o procedimento é capaz de tratar?
O laser é indicado para tratamento de doenças vasculares da retina, como na Retinopatia Diabética e nas Oclusões Vasculares. Nesses casos o laser reduz o estimulo isquêmico e, assim, inibe a formação de vasos anormais que tendem ao sangramento e ameaçam a visão.
Também é indicado em casos de degenerações periféricas ou roturas na retina que predisponentes ao deslocamento de retina.
O procedimento causa dor?
O procedimento de fotocoagulação a laser causa desconforto leve a moderado, sendo é feito, na maioria das vezes, sob anestesia tópica (colírio).
Como o procedimento é realizado?
O paciente é posicionado em frente ao aparelho, com o rosto virado para ele. O médico posiciona uma lente de aumento sobre o olho do paciente, após uso do colírio anestésico. Então realiza a aplicação do laser sobre a retina.
O tempo para a realização do procedimento em cada olho é de, aproximadamente, 20 minutos. No caso de indicação de tratamento dos 2 olhos, é preferível realizar o procedimento em um olho por vez.
Após a realização do laser o paciente pode apresentar turvação transitória da visão e dor ocular leve.
A principal recomendação é de que o paciente venha acompanhado para realizar o exame. Isso porque é necessário a dilatação pupilar e, assim, sua visão ficará embaçada e com sensibilidade a luz por um período de 4 a 6 horas.
Não exige jejum prévio.
Quais são os riscos e os efeitos colaterais?
A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro, e as complicações são extremamente raras.
Dentre as possíveis complicações destacamos a sangramento intraocular, edema da mácula, alterações na visão das cores, prejuízo da visão noturna e defeitos no campo visual.