DESCOLAMENTO DE RETINA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

DESCOLAMENTO DE RETINA

O que é a Retina?

A retina está localizada na parte interna do globo ocular. Ela é uma membrana fina, delicada e flexível de células nervosas, que possui receptores de luz (fotorreceptores).

Olhos: anatomia e estrutura interna

A retina tem a função de captar as imagens, por meio da luz, e enviá-las para o cérebro, através do nervo óptico. Por isso, sem o perfeito funcionamento da retina, não é possível enxergar.

O que é Descolamento de Retina?

O descolamento da retina é a separação da retina, fina membrana de receptores de luz do interior do olho, da parede interna do globo ocular.

A consequência desse desprendimento é que a retina deixa de captar e transmitir a luz que entra no olho, levando a perda da visão.

Quais os tipos de Descolamento de Retina?

Existem 3 tipos de Descolamento de Retina: Regmatogênico, Exsudativo e Tracional.

  • Descolamento de Retina Regmatogênico

Esse tipo de descolamento ocorre devido a rotura de retina, que permite a passagem de liquido do interior do olho para espaço subrretiniano. Pode ocorrer espontaneamente ou associado a trauma, infecções ou alta miopia.

O que significa visualizar flashes luminosos? - ODT - Oftalmologia ...

Esse é o tipo mais comum de descolamento de retina. O problema é grave e urgente e, se não tratado, pode causar danos permanentes à visão, podendo evoluir para a perda total (cegueira).

O tratamento é cirúrgico em caráter de urgência.

  • Descolamento de Retina Exsudativo

Neste tipo de descolamento não há a presença de roturas de retina. O líquido que se acumula abaixo da retina é proveniente de lesões tumorais, vasculares ou processos inflamatórios.

Descolamento de Retina em Curitiba | Dr. Alexandre Grandinetti

O tratamento é destinado a causa base do problema, geralmente com uso de medicamentos.

  • Descolamento de Retina Tracional

Este tipo de descolamento retina ocorre devido a trações do vítreo sobre a retina que puxam a retina do seu leito. A causa mais comum é a Retinopatia Diabética, mas também pode ocorrer devido a traumatismo ou tromboses.

O tratamento desses casos é cirúrgico.

Nesse texto vou abordar mais detalhes sobre o Descolamento de Retina Regmatogênico, conhecido popularmente apenas como Descolamento de Retina.

DESCOLAMENTO DE RETINA REGMATOGÊNICO

Quais são os sintomas do descolamento de retina?

Geralmente os sintomas que antecedem o descolamento de retina são:

  • Moscas volantes – É a percepção de corpos flutuantes que se parecem com detritos ou manchas em seu campo de visão. Esses corpos parecem se movimentar na frente dos olhos, semelhantes a pequenos insetos, atrapalhando a visão.

Moscas volantes: o que são esses pontinhos pretos na sua visão ...

  • Flashes de luz – É a percepção de faíscas ou luzes no campo de visão quando a cabeça ou os olhos são movimentados. Ficam mais perceptíveis quando a visão foca em fundos escuros.

Após a progressão para descolamento de retina propriamente dito, você vai perceber:

  • Sombras na visão- É a sensação de sombras, manchas ou perda de campo de visão. Esse é um sintoma progressivo até a perda completa da visão.
  • Perda ou piora da visão – O descolamento da retina pode causar perdas repentinas da visão, ou, então, o agravamento do quadro de quem já possui dificuldade para enxergar.

Hospital Humberto Castro Lima - HHCL

Quais as causas do Descolamento de Retina?

O descolamento de Retina pode ser causado por múltiplas causas distintas.

  • Idade avançada

Sabe-se que a porção central do olho é preenchida por uma estrutura chamada humor vítreo, que normalmente apresenta uma certa adesão em algumas partes da retina. Com o envelhecimento, o vítreo desprende-se da retina, processo conhecido como Descolamento do Vítreo Posterior. Geralmente, esse descolamento do vítreo ocorre sem problemas, mas em uma pequena porcentagem de pacientes, ocorre uma tração exagerada na retira com formação de buracos ou rasgos, que predispõe ao descolamento de retina.

  • História de descolamento de retina prévio ou história familiar

Tanto um história pessoal descolamento (no mesmo olho ou no olho contralateral) quanto uma história familiar de descolamento da retina sinalizam para o médico que o paciente tem uma predisposição genética maior a desenvolver o problema.

  • Alta Miopia

Sabe-se que pessoas com alta miopia (mais de 6 graus) possuem a retina mais frágeis e finas. Dessa forma, há maior risco de descolamento de retina.

  • Cirurgia ocular prévia

Qualquer cirurgia ocular prévia, como cirurgia de catarata ou de glaucoma, é um fator de risco para desenvolver o descolamento de retina.

  • Infecção ou Inflamação ocular prévia

Pacientes com relatos de toxoplasmose ocular ou uveíte tem maior risco de descolamento de retina.

  • Trauma

Traumas contusos (como socos ou pancadas) promovem uma deformidade súbita no globo ocular, que pode causar o surgimento de rasgos na retina.

Como diagnosticar o descolamento de retina?

O exame para diagnóstico do descolamento de retina é o Mapeamento de Retina realizado pelo Retinólogo.

Este exame também é indicado de forma preventiva em todos pacientes com alta miopia, após trauma ocular, com sintomas súbitos de flash ou moscas volantes e no pré-operatório de cirurgias oculares.

Quais os tratamentos para Descolamento de Retina?

Cabe ao cirurgião especialista em retina (Retinólogo) definir de acordo com o tipo de descolamento e configuração do mesmo, qual a melhor técnica cirúrgica a ser adotada no seu caso.

Quanto mais precoce for iniciado o tratamento, melhores são as chances de recuperação da visão.

Nesses caso, o tratamento é em carácter de urgência e cada dia conta.

  • Fotocoagulação a Laser

Indicado no tratamento das roturas ou rasgos da retina. Esse tratamento é realizado no próprio consultório.

ANM - Academia Nacional de Medicina - DESCOLAMENTO DA RETINA

As áreas ao redor das roturas ou rasgaduras são induzidas à cicatrização pelo laser e o resultado desse procedimento é impedir o descolamento, ou, então, evitar sua progressão. O laser funciona como se fosse um “grampeador” que solda as bordas da rotura da retina.

Neste caso, o descolamento de retina está sendo contido pela barreira de laser.

  • Retinopexia Pneumática 

Indicado em casos de descolamento de retina que se desenvolvem devido a roturas de retina únicas ou pequenas na região superior do olho.

Esse tratamento é feito com a aplicação de uma bolha de gás dentro do globo ocular. Essa bolha fica em contato com a lesão da retina, e sua pressão faz com que o liquido atrás da retina seja absorvido e, assim, cole a retina. Para finalizar o tratamento, após a retina colada, faz-se  o laser ao redor das roturas. O gás colocado dentro do olho é absorvido pelo próprio organismo.

O grande benefício dessa técnica é o menor custo e por ser uma técnica menos agressiva e rápida.


Cirurgia Catarata, Vitrectomia, Injeção intravítrea, Retina

  • Introflexão Escleral

Esta cirurgia tem a finalidade de fixar uma faixa de silicone ao redor do olho, a fim de que ela aperte a parede do globo ocular contra a retina e bloqueie as roturas que geraram o descolamento de retina.

Fig. 3. Descolamento de Retina sendo tratado com introflexão escleral

A cirurgia de introflexão escleral é realizada forma isolada ou associada a vitrectomia posterior.

  • Vitrectomia Posterior

Técnica indicada na grande maioria dos casos. A taxa de sucesso desse tratamento é grande, sendo que 90% dos casos são solucionados com apenas uma cirurgia.

Esta técnica consiste na realização de pequenas incisões na parede anterior do olho para a introdução de instrumentos. Nessa cirurgia o gel vítreo é retirado de dentro do olho, a retina colada e a rotura tratada com laser durante o mesmo procedimento. O espaço é preenchido com gás ou, em alguns casos, óleo de silicone, substancias que vão manter a retina colada.

Vitrectomia | Oftalmo Prime

A grande maioria dos pacientes vão desenvolvem catarata no olho operado após o primeiro ano da cirurgia de vitrectomia.

Qual a taxa de sucesso da cirurgia de descolamento de retina?

A porcentagem de reaplicação da retina é variável, pois depende de fatores como idade do paciente, tipo de descolamento, tempo de descolamento, tipo, posição e numero de roturas, entre outros.

Contudo, em média, a taxa de sucesso é de aproximadamente 90%.

O resultado da cirurgia não é sentido imediatamente, e, algumas vezes, pode demorar semanas para que a visão se recupere. E em alguns casos, a recuperação da visão não é completa.

O principal fator prognóstico de recuperação da visão é a ausência de descolamento da mácula, ou seja, os casos que a região central da visão acometida.

Qual a principal causa de falha da cirurgia de descolamento de retina?

A principal causa de falha do tratamento cirúrgico é a formação da Proliferação Vitreorretiniana (PVR).

Este é um tecido cicatricial que se forma na retina, devido a resposta de cicatrização exagerada do próprio organismo do paciente. Esse PVR tem a capacidade de contrair e puxar a retina, levando novamente ao descolamento de retina. Geralmente ocorre entre 1-3 meses após a cirurgia.

Nesses casos, nova abordagem cirúrgica é necessária.

Neste caso, observa-se a retina descolada e toda contraída devido a formação da Proliferação Vitreorretiniana.

Se você ou alguém da sua família teve Descolamento de Retina ou se você está percebendo flashes, moscas volantes ou sobra na visão, procure de imediato um Oftalmologista especialista em Retina!

A chave do sucesso é o diagnóstico e tratamento precoce!

Me Siga nas Redes Sociais

OUTROS ATENDIMENTOS

OCLUSÃO DE VEIA DA RETINA

OCLUSÃO DE VEIA DA RETINA A oclusão de veia da retina é responsável por causar cegueira em milhares de pessoas pelo mundo. Quanto mais precoce

OLHO SECO

OLHO SECO O que é a Síndrome do Olho Seco? A Síndrome do Olho Seco é uma disfunção lagrimal de múltiplas causas, caracterizada pelo aumento

AGENDE SUA CONSULTA

CACHOEIRO

VARGEM ALTA

SOLICITAR ATENDIMENTO