O que é?
É um exame de imagem utilizado que produz imagens de corte seccional das estruturas intraoculares, com alta resolução e em três dimensões (3D). Com esse exame é possível uma avaliação estrutural e estudo das diferentes camadas do olho, como a retina, o vítreo, o nervo óptico e a coróide (camada vascular abaixo da retina).
A angiografia por OCT (OCT-A) constitui uma evolução tecnológica do exame OCT comum. Isso porque foi incorporado no aparelho um novo software que possibilita a avaliação do fluxo da corrente sanguínea no interior dos vasos da retina sem o uso de contraste.
Qual a utilidade?
Indicado para diagnóstico de doenças da retina, como Retinopatia Diabética, Edema Macular Diabético, Oclusões Vasculares, Maculopatias, DMRI, Buraco Macular e Membrana Epirretiniana.
Também é importante no diagnóstico e seguimento de doenças do nervo óptico, como: Glaucoma e Neurites ópticas.
Como é realizado?
O paciente é posicionado em frente ao aparelho, com o rosto virado para ele (não há contato direto com o olho do paciente). O aparelho emite um feixe de luz (não causa desconforto) que capta as imagens das estruturas oculares.
O tempo para a realização do exame nos dois olhos é de, aproximadamente, 10 minutos. O resultado é entregue após o término do exame.
O exame de OCT não apresenta riscos. Não há emissão de radiação ou uso de contraste. É rápido, indolor, não invasivo e não há contato do aparelho com o olho do paciente.
Preparo
A principal recomendação é de que o paciente venha acompanhado para realizar o exame. Isso porque é necessário a dilatação pupilar e, assim, sua visão ficará embaçada e com sensibilidade a luz por um período de 4 a 6 horas.
Não exige jejum prévio.