Cirurgia de Catarata

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

O que é a Cirurgia de Catarata?

Cirurgia de Catarata é o único tratamento eficaz para a catarata, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. Esta cirurgia está indicada em todos pacientes com a doença.

A cirurgia de catarata moderna é realizada com a técnica da Facoemulsificação. Esta técnica é realizada através da utilização de uma caneta ultrassônica a qual é introduzida no olho por uma pequena abertura de aproximadamente 2.5 mm. A energia ultrassônica possibilita a destruição e aspiração do cristalino opaco (catarata). Em seguida, para compensar a remoção do cristalino, é implantada uma lente intraocular (LIO).

O tempo da cirurgia de catarata varia de pessoa a pessoa, mas em média tem a duração 20 minutos.

A recomendação é realizar a cirurgia assim que a catarata é diagnosticada, pois nos estágios iniciais a cirurgia se torna mais fácil e rápida. Isso também minimiza os riscos de complicações. Não é preciso e nem recomendado aguardar os sintomas evoluírem para então decidir cuidar dos seus olhos.

Pode operar os dois olhos no mesmo dia?

Não. Apesar de ser uma cirurgia muito segura, ainda existe o risco de complicações durante a cirurgia.

Quais exames são necessários para realizar a cirurgia?

Os exames pré-operatórios normalmente solicitados na consulta com oftalmologista são:

– Mapeamento de Retina

– Topografia de Córnea

– Microscopia Especular

– Biometria Óptica

Além disso, é solicitado um risco cirúrgico com avaliação cardiológica, exames de sangue e eletrocardiograma.

Quais os tipos de anestesia?

A cirurgia de catarata na maioria dos casos é feita apenas com colírios anestésico e uma sedação leve.

Em alguns casos de catarata complicada (após trauma ocular ou associado a infecções) ou pacientes com alguma doença que exija algum tipo de cuidado específico, é possível realizar anestesia com o bloqueio peribulbar (neste toda a sensibilidade e capacidade de movimentar o olho e a pálpebra são bloqueados) ou a própria anestesia geral.

Quais os cuidados após a cirurgia?

O paciente retorna para casa no mesmo dia após a cirurgia de catarata, ou seja, não precisa de internação hospitalar.

As principais recomendações após a cirurgia são:

– Tomar os remédios de costume

– Cuidados extremos com a higiene (para evitar infecção);

– Evitar atividades físicas e levantar peso por 15 dias;

– Evitar usar maquiagem ao redor dos olhos e tingir o cabelo por 15 dias;

– Evitar piscina ou mar por 15 dias;

– Utilizar protetor para os olhos para dormir por 7 dias;

– Utilizar os colírios e medicamentos indicados pelo médico.

– Não fumar na semana anterior e após a cirurgia;

– Não dirigir por 15 dias;

– Não faltar aos retornos médicos.

Como é a recuperação após a cirurgia de catarata?

A recuperação vai depender de cada paciente. Cada pessoa tem um tipo de catarata e um tipo de olho, mas em geral, após uma semana a maioria dos pacientes já consegue voltar as suas atividades diárias, e ao final de 30 dias, estão com os olhos bem recuperados da cirurgia.

Quais os riscos da cirurgia de catarata?

Hoje a cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. Graças a evolução da medicina hoje é uma cirurgia segura e rápida. Assim, a maioria das cirurgias de catarata ocorre sem complicações. No entanto, como em qualquer cirurgia elas podem acontecer.

Os principais riscos da cirurgia são sangramento, infecção ou inflamação, aumento da pressão intraocular, descolamento de retina, ruptura da cápsula posterior e deslocamento da lente intraocular.

É possível corrigir o grau dos óculos com a Cirurgia de Catarata?

Sim. Isso vai depender do tipo de lente intraocular usada na sua cirurgia.

Qual a melhor lente intraocular para a minha cirurgia?

Tão importante quanto a decisão em se realizar a cirurgia de catarata é a escolha da lente intraocular a ser implantada. Diferentemente de um óculos, que pode ser descartado e trocado, caso a qualidade não seja boa, a lente intraocular é implantada objetivando lhe proporcionar uma boa visão o resto de sua vida, não sendo recomendável qualquer tipo de troca.

A escolha do melhor tipo de lente intraocular para sua cirurgia é totalmente individualizada. Nessa escolha deve ser levar em conta as características do seu olho (como a presença de outras doenças oculares e o grau do olho) e as suas necessidades individuais e expectativas com a cirurgia. Dessa forma, a escolha é sempre realizada por uma decisão em conjunto entre o paciente e o cirurgião qualificado.

Importante lembrar que um tipo de lente recomendada em sua cirurgia, pode não ser a ideal para cirurgia de um amigo.

Assim, hoje existem 2 tipos de Cirurgia de Catarata:

Cirurgia de Catarata com Uso dos Óculos Após a Cirurgia (Convencional)

A Cirurgia de Catarata Convencional tem como objetivo primordial o tratamento da Catarata, sendo necessária a prescrição dos óculos para a correção dos graus oculares remanescentes, após a cirurgia.

Cirurgia da Catarata com Finalidade Refrativa 

A Cirurgia da Catarata com Finalidade Refrativa, tem como objetivos principais, não apenas o tratamento da catarata, mas, especialmente, o tratamento refrativo da miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (Vista Cansada).

Para esse fim, o implante das lentes intraoculares multifocais e/ou tóricas permitem a ampla correção dos graus oculares, possibilitando independência dos óculos após a cirurgia, na grande maioria dos casos.

Quais as vantagens das “lentes importadas ou lentes premium”?

As principais características dessas lentes de alta tecnologia são:

  • CORREÇÃO DO ERRO REFRATIVO (LENTES MULTIFOCAIS E/OU TÓRICAS)

Essa tecnologia possibilita a correção da presbiopia (vista cansada) com lentes multifocais e dos erros refrativos (astigmatismo, miopia e hipermetropia) com lentes tóricas. Assim é possível planejar a cirurgia para dispensar o uso de óculos no pós-operatório, promovendo uma boa visão para longe, intermediário e perto.

  • MELHOR QUALIDADE ÓPTICA (LENTES ASFÉRICAS)

São lentes asféricas que apresentam menos aberrações ópticas no pós-operatório, proporcionando melhor qualidade visual.

  • MENOR ÍNDICE DE OPACIFICAÇÃO

Após meses ou anos da cirurgia de catarata, pode haver opacificação de um fina cápsula que fica abaixo da lente intraocular, o que pode reduzir a qualidade da visão. Lentes de alta tecnologia apresentam menor índice dessa opaficicação. Caso ela ocorra, o tratamento de limpeza da lente é realizado com laser (Capsulotomia Posterior com Yag Laser).

Porque é importante um profissional qualificado para o procedimento?

O sucesso do procedimento depende de muitos fatores distintos, que envolvem o conhecimento do cirurgião e a sua habilidade, como:

– a escolha da melhor lente para o seu caso

– as medições pré-operatórias

– o processo de colocação da lente

Além desses fatores que são diretamente relacionados ao procedimento cirúrgico, é preciso que o profissional faça um julgamento clínico e uma cuidadosa avaliação pré-operatória, analisando, junto com você, se esse tipo de lente vai ser capaz de se adequar aos seus olhos e também ao seu estilo de vida. Os riscos e a alta expectativa com relação aos resultados também precisam ser expostos e esclarecidos.

Apenas um bom profissional, regido pela ética, vai ser capaz de ser claro e honesto o suficiente, não recomendando o uso de uma lente de alto custo caso ele perceba a incompatibilidade com seu caso.

Me Siga nas Redes Sociais

OUTROS ATENDIMENTOS

CIRURGIA REFRATIVA

CIRURGIA REFRATIVA As cirurgias refrativas consistem em procedimentos médicos oftalmológicos que visam diminuir ou eliminar a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato

INJEÇÃO INTRAVÍTREA

INJEÇÃO INTRAVÍTREA O que é a injeção intravítrea? Injeção Intravítrea é uma técnica cirúrgica de injeção de medicamentos no compartimento mais interno do olho. Quais

AGENDE SUA CONSULTA

CACHOEIRO

VARGEM ALTA

SOLICITAR ATENDIMENTO